Chamam-se João Pedro Ribeiro, Sara Silva e Jaime Campos. Foi na Universidade do Minho que se conheceram – os dois primeiros formaram-se em Engenharia Biomédica, enquanto o último fez Ciências da Computação. Juntos lançaram, em 2015, a start-up PeekMed, que ficou conhecida pelo desenvolvimento de um sistema que auxilia médicos a preparar cirurgias ortopédicas, através da junção de imagens em 3D e de inteligência artificial.
 
A PeekMed, startup da comunidade da Startup Braga e que trabalha na área de tecnologia médica através do desenvolvimento de um sistema de planeamento pré-operatório baseado em Inteligência Artificial para ortopedia, anunciou o fecho de uma ronda de investimento de Série A, no valor de 3 milhões de euros. O novo investimento foi liderado pela Grosvenor House of Investments e pela Portugal Ventures.

O novo financiamento permitirá que a PeekMed continue a sua expansão global, especialmente nos mercados europeu e norte-americano. Os planos da empresa incluem o aumento da sua capacidade de vendas e marketing para crescer nesses mercados, mas também contratar e expandir a equipa de produto para implementar o seu roadmap. O foco estará na continuação do desenvolvimento de uma solução de planeamento 3D baseado em Inteligência Artificial e tecnologias de Deep Learning.

Desde 2015 a empresa tem vindo a desenvolver um poderoso sistema utilizado por cirurgiões ortopedistas de todo o mundo para o planeamento das suas cirurgias utilizando tecnologias 3D e de Inteligência Artificial. O sistema permite planear a cirurgia e simular diferentes resultados e tamanhos de implantes numa questão de segundos. Assim, quando a cirurgia real acontece, trata-se da execução do que foi planeado previamente.

João Pedro Ribeiro, CEO e Chairman da PeekMed, garante que: “desde o primeiro dia, a nossa visão tem sido apoiar cirurgiões, hospitais e fabricantes de implantes para melhor prepararem e simularem cirurgias, acabando por levar à redução de custos e melhores resultados para o paciente. A Portugal Ventures acredita na mesma visão e tem-nos apoiado desde o início nesta jornada. Com o produto já desenvolvido e vários contratos em vigor, agora é a hora de expandir o nosso alcance no mercado e as potencialidades do nosso produto. Estamos felizes pela Grosvenor se juntar a nós e ajudar-nos nesta fase para conseguirmos alcançar os próximos objetivos.”

Já Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, opta por destacar que “a Portugal Ventures acompanha a PeekMed desde 2015, tendo apoiado a empresa, com confiança no desenvolvimento do seu software, desde a sua fase mais emergente. É com grande satisfação que vemos hoje concretizada esta ronda de investimento num projeto que agora ficará mais capacitado de meios para reforçar a internacionalização em mercados cruciais, que já havia sido iniciada”, deixando rasgados elogios à equipa liderada por João Pedro Ribeiro, que “terá a partir de agora condições ímpares para implementar a sua estratégia em tornar-se a referência no planeamento de cirurgias ortopédicas à escala global”.

Também Duarte Costa, Founder & Managing Partner da Grosvenor, destaca que a sociedade de gestão de investimentos está “extremamente satisfeita por fazer parte desta equipa incrível”. “Acreditamos que as soluções da PeekMed permitem ganhos substanciais de eficiência, traduzindo-se num uso mais racional de recursos e uma maior precisão para a cirurgia ortopédica, contribuindo para o bem-estar dos pacientes. Mais do que um investimento, vemos isto como uma parceria, trabalhando com a empresa e co-investidores para o crescimento sustentável do projeto”, acrescenta ainda.

Fonte: Startup Braga