Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves e membro do Conselho Europeu da Inovação, realiza esta terça-feira, dia 8, às 18h00, a palestra “Competências para o Futuro”. O evento pode ser acompanhado no Facebook e YouTube “Alumni UMinho” e é organizado pelo Gabinete de Projetos Especiais da UMinho, no âmbito da sessão intermédia do Programa Mentorias UMinho.

A sessão inicia com a intervenção do pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira. Na audiência vão estar participantes dos programas “Mentorias UMinho”, “Tutorias por Pares” e “Mentoria Internacional”, além de representantes das Escolas e Institutos e da Associação Académica da UMinho, que podem partilhar questões e ideias com o orador convidado.

Com um percurso ligado à economia, à inovação e ao empreendedorismo, Carlos Oliveira é o único conselheiro português do Conselho Europeu de Inovação. Foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, presidente da InvestBraga, diretor da Startup Braga e dos primeiros membros da rede PME Inovadores da COTEC. Formado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, criou aos 22 anos a sua primeira empresa, a MobiComp, que viria a ser adquirida pela Microsoft.

Sobre as Mentorias UMinho

Este programa promovido pela Reitoria insere-se num projeto mais amplo, considerado inovador no contexto universitário nacional, ao possibilitar a lógica de formação global e contínua desde que os alunos entram na universidade (Programa “Tutorias por Pares”), passando pelos finalistas de licenciatura e mestrado (“Mentorias UMinho”) até aos estudantes de doutoramento (“Mentoria Internacional”). Tem a coordenação geral do pró-reitor Guilherme Pereira e a gestão científica da professora Teresa Freire, da Escola de Psicologia da UMinho.

As atividades dos três programas são destinadas aos vários cursos e ciclos de estudos da UMinho e visam complementar a formação específica de cada domínio, através da promoção e do desenvolvimento de competências transversais, bem como da identificação e avaliação de diferentes oportunidades de carreira.