Após a demissão oficial de José Maia da presidência da Turitermas, o executivo vimaranense deverá avançar com o nome da Sofia Ferreira para a liderança da cooperativa.

Este será um dos pontos que o executivo vimaranense irá debater na próxima reunião de Câmara do dia 2 de julho.

Sofia Ferreira é natural da freguesia de S. Paio. Licenciada em Relações Internacionais (Culturais e Políticas) pela Universidade do Minho em 1993, tem uma Pós-Graduação em Administração Pública pela Universidade do Minho em 2001, tendo concluído um Master in Public Administration pela Universidade Católica do Porto em 2011. Foi assessora do presidente da Câmara de Guimarães entre 2001 e 2009 e membro da Assembleia Municipal de Guimarães entre 1997 e 2005 e entre 2009 e 2017.

Passou pela direção executiva da Cooperativa Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e de Integração Social, CIPRL, entre 2008 e 2009, foi administradora delegada da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal entre 2009 e outubro de 2017 e foi administradora da Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave entre 1994 e 2004.

Sofia Ferreira tem passado frequentemente por Caldas das Taipas em representação da Câmara Municipal de Guimarães, tendo estado presente na última gala “A Terra onde a Lua fala”, organizada pelo Reflexo, em 2019.

Como curiosidade, fica o registo de Sofia Ferreira ser filha do primeiro presidente da Taipas Turitermas. Esta Régie Cooperativa foi criada em finais de 1985, quando Manuel Ferreira era presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e acabou por reativar o estabelecimento Termal da vila das Caldas das Taipas.

Notícia: Reflexo Digital