Rui Bragança conquistou ontem a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Taekwondo, na categoria de -58 kg, depois de perder frente ao mexicano Brandon Plaza Hernández nas meias-finais da competição, que decorre em Manchester, Inglaterra.

O atleta do Benfica, 10º no ranking internacional, ainda sonhou com um inédito título mundial, mas perdeu a possibilidade de ir disputar a medalha de ouro ao perder diante do 17º da hierarquia, por 16-13, num duelo bastante equilibrado e resolvido somente nos detalhes do final do combate.

 
Percurso de qualidade
 
O português fez um percurso imaculado até ao pódio: na primeira eliminatória, Rui Bragança derrotou o ucraniano Dmytro Dzandzava, por 18-5, superando depois o chileno Jorge Ramos, ST do ranking mundial, por 10-7, e o paquistanês Haroon Khan, 260º, por 10-9, graças a um pontapé nos segundos finais.

Nos quartos-de-final, que deram acesso direto às medalhas, Bragança superou o azeri Gashin Magomedov, 32º da hierarquia internacional, por 7-4, num combate que apenas teve pontos no terceiro e último assalto.

Esta foi a segunda medalha de Rui Bragança em Mundiais, depois da prata conquistada em 2011, contando ainda no seu currículo com os títulos europeus em 2014 e 2016, ano em que participou também nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Esta prova é fundamental para a qualificação olímpica e deixa o atleta português em muito boa posição para regressar aos Jogos em Tóquio’2020. onde voltará a ser uma das principais esperanças de medalhada comitiva lusa.
 
‘Médico’ voltou aos 58 quilos

Rui Bragança tentou subir de categoria depois dos Jogos Olímpicos do Rio’2016, mas a adaptação não correu bem e decidiu voltar aos -58 kg. Bragança demorou depois algum tempo a readaptar-se à sua categoria antiga e os resultados voltaram finalmente a aparecer a partir de 2018.
 
Notícia: Record
Foto: Nuno Gonçalves