A professora catedrática Helena Machado toma posse a 3 de maio como presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. A cerimónia inicia pelas 12h00, na sala de atos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga. Helena Machado vai substituir Helena Sousa no cargo e terá como vice-presidentes as professoras Paula Remoaldo, Madalena Oliveira e Maria do Carmo Ribeiro. A sessão conta com o reitor Rui Vieira de Castro e está aberta à comunidade.

Helena Machado é licenciada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, mestre em História das Populações e doutorada em Sociologia e Metodologia Fundamentais pela UMinho. Docente do Departamento de Sociologia da UMinho desde 1997, investiga no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, centrando a pesquisa na sociologia do crime, nas relações dos média com o sistema de justiça e nos desafios éticos e sociais associados à genética. Tem coordenado vários projetos científicos, destacando-se o "Exchange - Geneticistas forenses e partilha transnacional de informação genética na UE ", com uma bolsa de 1.8 milhões de euros atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação. Foi também professora visitante nas universidades de Durham (Reino Unido), Federal de Pernambuco e Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Tem mais de 200 publicações científicas, destacando-se as obras "Genética e cidadania", "Tracing technologies: prisoners' views in the era of CSI" e "Manual de sociologia do crime".

O Instituto de Ciências Sociais nasceu há 42 anos e é uma das maiores unidades orgânicas da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Integra 78 docentes, 11 investigadores, 15 funcionários e 35 bolseiros. Tem atualmente 750 estudantes de graduação e 600 de pós-graduação, que se distribuem por seis licenciaturas, dez mestrados e sete doutoramentos. Possui quatro departamentos (Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia) e cinco centros de investigação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho); Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), este último em parceria com a Escola da Arquitetura da UMinho.​