André Lima Araújo foi um de três criadores de BD escolhidos numa votação 'online', lançada em abril na Internet por Duncan Jones, com o objetivo de desenhar uma página de BD a partir do argumento do seu próximo filme, que fechará a trilogia composta por "Moon - o outro lado da lua" (2009) e "Mudo" (2018).

À agência Lusa, André Lima Araújo explicou hoje que ele e outros dois artistas, selecionados entre mais de 200, vão ter acesso ao argumento do filme, do qual escolherão uma cena para adaptar para BD.

Do pouco que pode adiantar - e ainda não assinou formalmente qualquer contrato - André Lima Araújo afirma que o trabalho final de BD poderá ser utilizado para efeitos promocionais do filme, que não tem ainda título e sobre o qual se desconhece data de produção e finalização. ​Na sua página oficial, Duncan Jones explica que o resultado final será, pelo menos, revelado pela rede social Twitter.

O autor português espera que esta colaboração lhe potencie mais trabalho no mercado internacional da BD, no qual tem feito percurso sobretudo na editora norte-americana Marvel. ​"Quero saber o que pode surgir daqui. O pior que pode acontecer é fazer [só] uma página de BD e ser pago", afirmou.

Nascido em 1983 e a residir em Ponte de Lima, André Lima Araújo tem formação em Arquitetura pela Universidade do Minho, mas dedica-se a tempo inteiro à banda desenhada, onde começou precisamente com a Marvel.

"Quarteto Fantástico", "Age of Ultron", "Vingadores" e "Homem Aranha" são algumas séries nas quais André Lima Araújo tem trabalhado. Em nome próprio editou, em 2016, "Man Plus" pela editora Titan Comics - e editado em Portugal pela Kingpin - e coassinou "Generation Gone" com Ales Kot.

À Lusa, André Lima Araújo explicou que está a finalizar o trabalho com a Marvel e iniciará uma colaboração com a DC Comics, outra das históricas editoras norte-americanas de banda desenhada.

A par destas colaborações, o autor português quer, sobretudo, avançar com mais projetos em nome próprio. "Tenho uma série de criações à espera de uma oportunidade" e talvez esta parceria na produção de Duncan Jones ajude a alargar mais horizontes.

Duncan Jones, nascido em 1971, estreou-se nas longas-metragens em 2009 com "Moon - O Outro lado da Lua". É ainda autor dos filmes "O código base" (2011), "Warcraft: O primeiro encontro de dois mundos" (2016) e "Mudo" (2018).​

Notícia: Diário de Notícias