‘Crime e Castigo em Camilo Castelo Branco’ é o tema do volume 13 da coleção “Estudos Camilianos” que o Município de Vila Nova de Famalicão acaba de lançar através da Casa de Camilo – Centro de Estudos Camilianos. A obra foi coorganizada por Sérgio Guimarães de Sousa, alumnus da UMinho licenciado em Ensino de Português e Francês e doutorado em Ciências da Literatura - Literatura Portuguesa.
 
Com organização de Sérgio Guimarães de Sousa e João Paulo Braga, a publicação foi apresentada nesta segunda-feira, 18 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, em conferência realizada on-line.  Refira-se que os autores, especialistas na obra de Camilo, têm vindo a realizar, no Centro de Estudos Camilianos as 'Noites de Insónia', encontros em torno da obra de Camilo nos quais se realizam leituras comentadas da sua obra.
 
João Paulo Braga é professor de Português no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão. É colaborador do Centro de Estudos Camilianos, onde tem trabalhado na organização de colóquios e de edições de temática camiliana. É investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica, no tópico Interações simbólicas: memória e mudança,  e colaborador externo do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, no grupo de investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s). A sua atividade científica tem incidido nos estudos camilianos, na literatura portuguesa do séc. XIX, e nas relações entre as literaturas clássicas e a literatura portuguesa. Publica regularmente sobre a obra de Camilo no Diário do Minho.
 
Sérgio Guimarães de Sousa é professor no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. A sua área de referência é a Literatura Portuguesa dos séculos XIX (Garrett, Eça e, muito especialmente, Camilo Castelo Branco), XX (Manuel de Boaventura, Tomaz de Figueiredo) e XXI (António Lobo Antunes, entre outros) bem como os estudos sobre cinema. De há alguns anos, dedica-se igualmente ao estudo de autores lusófonos (Ruy Duarte de Carvalho, por exemplo).
 
“Os estudos aqui reunidos, demonstram a complexidade, a profundidade e a riqueza da problemática do bem e do mal, do crime e do castigo no autor de Anátema”, refere na nota introdutória o diretor da coleção e da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira.
 
“Vasta é a galeria de criminosos e degenerados em Camilo, inúmeros são as personagens brutais e desonestas, com tendências criminosas e instintos predadores. E as motivações do crime não se esgotam em questões sentimentais”, acrescenta.
 
O trabalho envolveu uma equipa de especialistas na obra do Camilo. Assinale-se, também, na participação deste trabalho o nome de outros colaboradores: Henrique Marques Samyn (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Luciana Namorato (Indiana University, Estados Unidos), Maria João Dodman (York University, Toronto, Canadá) e Patrícia Silva Cardoso (Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil).
 
A publicação encontra-se à venda ao público no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, e na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão, podendo ser requerida via digital através da loja on-line da Casa- Museu.

Notícia: Vila Nova Online