O atual diretor de Saúde Visual da Essilor Portugal prepara-se para dirigir a área de Education, Training and Professional Relations no Center of Excellence da Essilor Europa. O alumnus licenciado em Física Aplicada pela Universidade do Minho assume o cargo no próximo dia 1 de maio, exercendo as novas funções a partir de Portugal.

Enquanto diretor europeu da Education, Training and Professional Relations, Alberto Silva vai coordenar uma estrutura composta por equipas de vários países da Europa, com o objetivo de fomentar as relações entre a empresa, os profissionais de saúde visual e a comunidade científica e desenvolver conteúdos educacionais destinados à sociedade civil. O grupo Essilor, líder mundial na ótica oftálmica, continua assim a fortalecer a base do seu propósito de “melhorar vidas, melhorando a visão”, através de uma especialização e profissionalização cada vez maior na esfera científica da área da visão.

Na Essilor Portugal desde 2004, além do cargo de diretor de Saúde Visual, Alberto Silva desenvolveu anteriormente funções de gestão nas áreas de recursos humanos e business development, tendo tido a oportunidade de aprofundar e consolidar conhecimentos sobre a empresa e o mercado da saúde visual. Como marketing manager ficou responsável pelas marcas Varilux, Eyezen e Transitions, entre outras, e foi um dos principais dinamizadores do processo de rejuvenescimento da filial no panorama digital. Foi ainda o responsável pelo lançamento em Portugal da lente topo de gama Varilux X series.

Alberto Silva nasceu em Angola em 1975 e cresceu em Braga, onde se licenciou em Física Aplicada na Universidade do Minho, em 2000. Tem um MBA em Gestão, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2004), bem como uma pós-graduação em Marketing Management (2006) e um mestrado em Marketing (2008), ambos realizados no Instituto Superior de Economia e Gestão. Em 2010 inscreveu-se no doutoramento de Física da UMinho.