Os salários dos próximos três meses dos catorze trabalhadores da Companhia de Teatro de Braga vão ser pagos pelo dst group. O anúncio foi feito na tarde de hoje pelo presidente do conselho de administração da referida empresa.

"Um país sem cultura não sobrevive", declara José Teixeira antes de referir que "não podendo acorrer a tudo, independentemente de outros apoios sociais do grupo, em curso, decidiu assegurar os salários dos 14 trabalhadores da Companhia de Teatro de Braga nos próximos três meses, fora do subsídio plurianual e apoio que lhe atribui há quase 40 anos".

José Teixeira justifica a decisão de tornar pública a atitude "na esperança que outros encontrem uma entidade de produção de cultura para apoiar neste momento, para todos desesperado, mas muito mais desesperado para os que vão perder o que não têm".

Face à pandemia covid-19, o dst group tem actualmente 364 trabalhadores em teletrabalho. "Independentemente dos recursos colocados à nossa indústria pelo Governo da República e pela banca estamos em condições de garantir os salários dos nossos trabalhadores, os compromissos com fornecedores e parceiros sem exaurir o Estado", acrescenta.

Segundo José Teixeira, aos quase 1800 trabalhadores, juntaram-se em Fevereiro "mais 66", desde o início do mês de Março "mais 49", e precisamente no dia de hoje foram admitidos "mais três trabalhadores".

Sublinhando que "ninguém será despedido, nem os que estão à experiência serão dispensados a não ser por razões de desfasamento com a psique e de mau desempenho", o presidente do conselho de administração do dst group assume o compromisso com os trabalhadores: "chegar ao final da batalha com todos os soldados de pé".

José Teixeira refere que o apoio à Companhia de Teatro de Braga é mais um sinal para a Economia.

"Nada resistirá, com todos os esforços levados ao seu limite, com todos os recursos utilizados, sem cultura e sem os profissionais da cultura, sem aqueles que, com a sua produção artística, nos permitem ser mais competitivos", reitera.


Notícia: RUM - Rádio Universitária do Minho