F3M, empresa com sede em Braga, disponibilizou, gratuitamente, aos seus clientes solução tecnológica para gerir surtos do Covid-19. De acordo com a empresa, são mais de 3 mil instituições de todo o país, sobretudo do setor social, que poderão utilizar a ferramenta, que pode ajudar na tomada de decisão e controlo da doença. 

Desta forma, empresa junta-se às várias entidades tecnológicas em Portugal que conceberam soluções úteis e importantes para conter e combater a pandemia, desenvolvendo “uma ferramenta fundamental para a área social, setor que tem continuado a dar uma importante resposta a uma alargada franja da população portuguesa e que lida diretamente com milhares de utentes, nomeadamente idosos, um dos principais grupos de risco elevado”, pode ser-se no comunicado.

De acordo com a empresa, esta ferramenta permitirá, entre outras funcionalidades, “registar, controlar e analisar o impacto da pandemia nas organizações. Com a nova solução da F3M, as entidades vão poder verificar e gerir dados relativos às deslocações de utentes e funcionários por país/zona com respetivo risco associado, assim como informação sobre sintomas registados e respetivas ações tomadas. As entidades vão poder também controlar casos de COVID-19 confirmados, períodos de quarentena e respetivas ações”. 

A empresa especifica ainda que a “solução incorpora também a possibilidade de realizar análises de dados por sintomas, confirmações, salas/quartos, valências, estabelecimentos, setores, informações que poderão ser utilizadas para uma mais rápida e eficaz tomada de decisão por parte das entidades.

“Quisemos reforçar o nosso apoio a um setor tão fundamental como a área social, que continua a assegurar respostas diárias a um grande número de pessoas em todo o país, com muitas delas a fazerem parte de grupos de risco”, afirma Pedro Fraga, CEO da F3M, acrescentando: “Esperamos que solução possa ser um importante instrumento de controlo e gestão, para ajudar os responsáveis das entidades a tomarem decisões mais rápidas, eficientes e assentes em dados concretos. Queremos sobretudo ajudar a mitigar os desafios que se colocam a utentes e profissionais e a enfrentar um problema que nos afeta a todos, mas a este setor de uma forma particular”.

Os responsáveis recordam que há mais de 30 anos que a F3M desenvolve soluções específicas para o setor social pelo que tem um profundo conhecimento das suas necessidades e especificidades. Atualmente, a em- presa tem cerca de 3 mil instituições clientes. 


Notícia: Diário do Minho