Formada em Engenharia Biológica, Mónica Alves é uma das três empreendedoras rurais premiadas esta semana no âmbito do Programa TalentA, que tem como principal objetivo empoderar agricultoras e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão. 

Os prémios foram atribuídos no Dia Internacional da Mulher, numa cerimónia que decorreu na sede da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em Lisboa.

Mónica Alves, de 42 anos, candidatou-se a esta segunda edição com o projeto “Enxertar Ciência na Agricultura”, propondo o desenvolvimento de atividades de I&D para solucionar os problemas agrícolas da região de Resende, Viseu.

Licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, com pós-graduação em Prospetiva, Estratégia e Inovação e mestrado em Engenharia Agronómica, Mónica Alves explora, através da sua microempresa, mais de 15 hectares de mirtilo, vinha e olival, entre outros. Tem também com objetivo alargar a sua atividade, quer a nível local, quer nacional e criar mais postos de trabalho num concelho onde as mulheres representam 63% dos desempregados inscritos no Centro de Emprego.
 
Ainda no âmbito desta segunda edição do Programa TalentA, foram distinguidas Diana Valente, pelo projeto “Prazeres do Mondego”, que tem como atividade principal a cerealicultura e a produção de bovinos de came de raças autóctones, bem como Inês Lopes, que conquistou um dos prémios graças ao projeto “Ptachio”, que visa a produção de pistácio e a recriação de porco alentejano, na zona de Arraiolos, distrito de Évora.

O programa TalentA foi lançado em 2021 pela CAP e pela Corteva Agriscience, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer, proteção de culturas e agricultura digital.

 Vídeo da sessão (27m20s): youtube.com/watch?v=GB64WVnKZcA