A Betweien, spin-off da Universidade do Minho criada pelo alumnus de Educação Narciso Moreira, acaba de lançar o e-book infantil “A cor do meu medo”, que tem como objetivo apresentar, de forma simples, o que as famílias podem estar a viver na Ucrânia, neste cenário de conflito militar, que a Europa enfrenta atualmente e, ainda, a sensibilizar para as consequências dessa mesma guerra.

“A cor do meu medo” é um projeto Betweien, produzido num curto espaço de tempo, para responder à necessidade do processo de compreensão dos mais novos sobre o conflito. Além do e-book, é ainda disponibilizada de forma online e gratuita uma música compreendida como uma extensão da história.

A história deste livro digital apresenta o olhar de uma criança, no contexto de guerra, abraçando ainda o papel dos pais e das mães na confrontação perante as dúvidas dos mais novos.

“A cor do meu medo” pretende apresentar às crianças portuguesas as dúvidas e inquietudes que outras crianças que estão a passar por este contexto de guerra poderão estar a viver.

A Betweien decidiu desenvolver estas duas ferramentas pedagógicas e disponibilizar de forma totalmente gratuita por considerar que, no âmbito da sua responsabilidade social, faz parte da sua missão apresentar ferramentas para os educadores conseguirem trabalhar estes assuntos com que as crianças são confrontadas diariamente nas televisões, sem conseguirem perceber muito bem o que está a acontecer.

Aproveitando os mais de 10 anos de experiência na conceção de projetos educativos, a Betweien dá assim o seu contributo com duas ferramentas que servirão as crianças, educadores e professores na compreensão desta situação que está a afetar a vida de todos.

O e-book pode ser descarregado em: https://www.betweien.com/post/um- livro-infantil-sobre-a-guerra-da-r%C3%BAssia-com-a-ucr%C3%A2nia- dispon%C3%ADvel-de-forma-gratuita

Sobre a Betweien:

Nascida em 2011, a Betweien está presente em Braga e Lisboa e aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em instituições de todo o país. Este projeto sensibiliza para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, em títulos como "O planeta limpo" (Filipe Pinto), “Rita e a floresta dos legumes” (Rita Redshoes), "Livres e iguais” (Carlão), "Desafiar estereótipos" (Ana Bacalhau) e “Diogo Piçarra em Pessoa” (Diogo Piçarra), entre outros.

No âmbito da covid-19, lançou o portal pedagógico guerreirosdasaude.com, com ebook, música, curiosidades e 16 atividades. A Betweien assume-se como empresa especializada em Inovação na Educação, com intervenção no ensino básico e secundário do país, mas também nas mais diversas instituições e contextos educacionais; um dos seus livros nesse âmbito, “Senhor empreendedorismo”, teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo.