João Marco Silva, Víctor Fonte e António Sousa, investigadores do HASLab e alumni da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, acabam de vencer o Prémio IN3+ graças ao projeto “IDINA - Identidade Digital Inclusiva Não-Autoritativa”.

Este projeto pretende desenvolver uma plataforma que poderá ser implementada e utilizada em países que não possuem sistemas centrais de identificação do Estado (infraestruturas de registo civil) para todos os cidadãos. Segundo as Nações Unidas, esta é uma realidade que limita o acesso aos serviços mais essenciais e ao exercício de uma cidadania plena de mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo. Para colmatar esta limitação, “o IDINA pretende desenvolver mecanismos que permitam aos representantes de instituições credíveis, como escolas, instituições de saúde e autoridades locais, atestar o nascimento e eventos de vida de um cidadão como, por exemplo, a vacinação e assistência à saúde, a assistência alimentar ou o percurso escolar”, explica João Marco Silva, investigador do HASLab – Laboratório de Software Confiável/INESC TEC.

Promovido pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A (INCM), o Prémio IN3+ é um dos maiores prémios nacionais de apoio à inovação, investigação e desenvolvimento. Tem como objetivo apoiar a geração de novas ideias, nacionais e internacionais. O projeto vai receber 600 mil euros para melhorar a solução apresentada e aplicá-la à escala real, contribuindo para a inovação na oferta de produtos e serviços que chegarão a todos e à sociedade.

O prémio foi entregue esta segunda-feira, dia 29 de março, às 11h00, num evento transmitido online e que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa.

Cerimónia pode ser vista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pxCosDNE3Kw