Eduardo Bacelar Pinto, alumnus de Engenharia Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, acaba de ser nomeado para o Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Eduardo Bacelar Pinto faz parte do Centro de Computação Gráfica, interface da UMinho sediada no campus de Azurém, em Guimarães. Nos últimos anos coordenou os vários projetos desenvolvidos no âmbito da parceria entre a academia minhota e a Bosch Car Multimedia.

A nomeação dos novos órgãos sociais da ANI para o triénio de 2021-2023 decorreu esta terça-feira. A presidência do órgão ficou a cargo de Joana Mendonça, professora associada de Gestão da Inovação do Instituto Superior Técnico. É a primeira mulher a ocupar o cargo.

O Conselho de Administração da ANI inclui ainda João Borga, diretor executivo da STARTUP Portugal. Nuno Mangas, atual presidente do COMPETE, será o novo presidente da Assembleia Geral, e Paulo Ferrão, antigo presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assumirá os cargos de vice-presidente e secretário.

A ANI tem como principal missão estimular e promover a inovação tecnológica e empresarial no país, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais. É ainda responsável pelas linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial no período de 2018-2030, em Portugal.