Diretor de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol, o único português na restrita lista dos melhores líderes da indústria do desporto mundial. Trabalhou na MTV, em Londres, e na Nike, nos Estados Unidos.

Sempre teve um fascínio por duas áreas: o desporto e os media. Acabaria por juntar as duas. Consumidor assíduo de conteúdos televisivos desde miúdo, tornou-se jogador de futebol, tendo ainda praticado râguebi e andebol. Não seguiu uma carreira profissional como atleta, escolheu Ciências da Comunicação para estudar depois do liceu, na Universidade do Minho, em Braga. "Sempre tive o sonho de que podia trabalhar naquela pequena caixinha que gostava de acompanhar", revela. Cumpriu-o na SIC e na MTV, em Portugal e em Londres. Depois, atravessou o Atlântico para trabalhar na América e, entretanto, voltou ao país natal. 

É diretor de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) há três anos e o seu trabalho é reconhecido a nível internacional. Venceu o Leaders Sports Awards 2019. Entre 450 candidatos de 31 países, e cem juízes atentos, foi o único português premiado. A homenagem aos 30 maiores líderes da indústria do desporto mundial foi feita numa cerimónia no Museu de História Natural de Londres - onde Jill Ellis, selecionadora bicampeã do Mundo com a equipa feminina dos Estados Unidos, foi galardoada com o prémio Carreira. 

Nuno Moura, 38 anos, natural do Porto, partilha o que sentiu. ​"Fiquei muito feliz, é uma distinção que me deixa muito orgulhoso. Esta vitória, em 2019, teve um sabor muito especial. Ser o único português na lista de ilustres que trabalham nas maiores organizações do Mundo prova que o trabalho da equipa da FPF, uma equipa vasta e competente, pode inspirar a família do futebol de Portugal e teve relevo e impacto mundial." 

Não foi uma estreia. Em 2016, venceu o mesmo prémio pelo seu trabalho na Nike à volta do Europeu e do Mundial de futebol. Tem sido feliz no seu percurso com o pé em vários países. Depois do curso, faz um estágio de seis meses na SIC Notícias, na produção de programas. "Foi uma experiência muito valiosa e que enriqueceu muito o meu currículo. "O estágio termina e entra logo na MTVPortugal. Surge a oportunidade de ir para a sede europeia da MTV. Vai para Londres trabalhar no planeamento estratégico, análise de audiências, produção de conteúdos. Três anos e volta para a MTV em Lisboa, depois passa para a Fullsix, agência de marketing digital. Regressa a Londres para trabalhar noutra agência de marketing digital. Mais um nono Reino Unido, até que é recrutado pela Nike para se instalar nas e de mundial, nos Estados Unidos da América. Assume a direção de marketing digital para a Nike a nível mundial, trata das campanhas dos mundiais de futebol, dos jogos olímpicos, de Cristiano Ronaldo e de Neymar. "Tive oportunidade de fazer coisas inovadoras, novas formas de comunicar." 

Adora viajar, quer pisar a maior parte possível do Globo, não repetir destinos, e faz questão de experimentar novos restaurantes e chefes diferentes, mantendo-se fiel à gastronomia portuguesa. O desporto acompanha-lhe os dias, seja a gerir a sua equipa da FPF, seja no campo. Ainda hoje pratica futebol e râguebi. Não vives e ma adrenalina da competição. "Sou um animal competitivo", garante.

​Notícia: Notícias Magazine