Manuel Barbosa Pereira, de Cerveira, foi um dos nove estudantes de Economia distinguidos com o Prémio Professor Jacinto Nunes por ter sido um dos melhores alunos da licenciatura em Economia no ano letivo 2021/2022. A cerimónia de entrega do prémio foi presidida pelo Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e teve lugar na nave do Museu do Dinheiro, em Lisboa.

O Prémio Professor Jacinto Nunes é concedido anualmente pelo Banco de Portugal aos alunos com a melhor classificação na licenciatura em economia das várias universidades, com o objetivo de reconhecer o mérito na área da economia. O prémio foi entregue pelo Administrador do Banco de Portugal, Rui Pinto.

Mário Centeno destacou a importância do conhecimento partilhado e da educação para alcançar o crescimento econômico sustentável a longo prazo, lembrando a importância das instituições de ensino superior na formação de talento e no posicionamento internacional.

À margem da cerimónia, os alunos premiados gravaram videocasts com economistas do Banco de Portugal, onde compartilharam reflexões sobre questões relevantes da atualidade económica. Os videocasts serão divulgados nas redes sociais e nas plataformas de podcasts nas próximas semanas.

O Prémio Professor Jacinto Nunes é concedido aos alunos com a melhor média final na licenciatura em economia nas instituições de ensino superior, cuja nota do último candidato admitido nas duas primeiras fases de candidatura tenha sido igual ou superior a 140 pontos. O objetivo do prémio é “contribuir para o reconhecimento do mérito na área de estudos fundamentais para a missão do Banco de Portugal”.

Criado em 1987 como “Prémio Banco de Portugal”, o prémio foi renomeado em 2016 em homenagem ao professor Manuel Jacinto Nunes, um dos economistas mais respeitados da segunda metade do século XX em Portugal. Manuel Jacinto Nunes foi Vice-Governador do Banco de Portugal (1960-1974), Governador (1974-1975 e 1980-1985), Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças no IV Governo Constitucional (1978-1979).

Premiados

Daniel Vela de Oliveira Gorjão da Mata (Católica-Lisbon School of Business and Economics)
Luís M.ª Queiroz de Barros Gonçalves Pereira (NOVA School of Business and Economics)
Manuel Barbosa Pereira (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)