O novo presidente do Tribunal da Relação do Porto é o juiz-desembargador José Igreja Matos, magistrado de Braga.

José Igreja Matos, de 56 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e mestre em Direito Judiciário pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Exerceu grande parte da sua carreira em Braga, onde reside até hoje.

Preside desde setembro de 2021 à União Internacional de Magistrados, organização mundial constituída por associações nacionais de juízes de 94 países. É o representante português do Conselho Consultivo dos Juízes Europeus e do Conselho Consultivo da Rede Global de Integridade Judicial das Nações Unidas, além de ter dirigido a Revista Julgar, da Associação Sindical dos Juízes. Foi ainda autor de diversos livros e artigos jurídicos, especialmente nas áreas do Direito Processual Civil, Organização e Gestão de Tribunais, Ética e Integridade Judicial e dos Direitos Humanos.