Manuela Machado, docente na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, está a desenvolver o projeto "Coverage", uma iniciativa europeia que pretende avaliar de que forma o confinamento e as medidas de proteção contra a COVID-19 afetaram a experiência de cuidado dos idosos.

Para além dos idosos este projeto pretende avaliar o impacto da pandemia nos profissionais de saúde e nos cuidadores informais com o intuito de comparar de que forma esta experiência foi vivida nos diferentes países que compõem esta iniciativa.

A partir desta partilha de conhecimento Manuela Machado espera delinear uma série de medidas que permitam ajustar e agilizar o cuidado e a resposta a esta população numa próxima epidemia.

“Este projeto é destinado essencialmente à população mais vulnerável, neste caso às pessoas idosas, pois foram aqueles nos quais o efeito do impacto da pandemia foi mais elevado. Não só pelo aumento da mortalidade e pelo número de internamentos, mas também porque estas pessoas acabaram por ficar muitas vezes sem apoio e em situações de isolamento, vivendo as suas doenças sozinhos, com os seus cuidadores informais e profissionais de saúde afastados de todo o resto da população”, conta a mestre em Educação para a Saúde da UMinho.

Manuela Machado - mestre em Educação para a Saúde pela UMinho - crê que este estudo poderá ajudar a melhor organizar os sistemas de cuidados, e a aumentar a resiliência dos serviços de saúde e de apoio social numa próxima situação de pandemia.

O projeto “Coverage - Covid and vulnerability: experience care amoung aged people” está a ser desenvolvido em consórcio com mais oito universidades europeias.

Ouvir aúdio: https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-1002-manuela-machado/

Fonte: Antena 1 | 90 Segundos de Ciência