Governo nomeou duas cientistas para o Conselho do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). António Cunha e José Fernando Mendes saem do órgão.

As professoras catedráticas Madalena Alves e Elvira Fortunato são as novas representantes do Estado português no Conselho do Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL), com sede em Braga.

Segundo um despacho do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ontem publicado em Diário da República, aquelas professoras substituem José Fernando Mendes e António Cunha, este último recentemente eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Ainda de acordo com o despacho, a substituição acontece por já terem decorrido mais de oito anos desde a designação de António Cunha e de José Fernando Mendes para o Conselho do INL. Madalena Alves e Elvira Fortunato são professoras catedráticas da Universidade do Minho e da Universidade Nova de Lisboa, respectivamente.

Madalena Alves está associada ao Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, tendo ganho, em 2006, o Prémio Nacional de Inovação Ambiental. É doutorada em Química e Engenharia Biológica pela UMinho.

Fonte: Correio do Minho