O alumnus da Escola de Engenharia da Universidade do Minho José Machado faz parte da equipa ByOHope, vencedora da 2ª edição do concurso “Life Enablers”.

O projeto premiado propõe a criação de uma rede de drones capaz de assegurar o transporte rápido de órgãos para transplante, sangue, medicamentos e até análises urgentes.

Além de José Machado, a equipa vencedora é constituída por João Paulo Figueiredo, Paulo Ferreira, Fábio Rodrigues e Ana Luísa Santos.

O “Life Enablers” é uma competição de inovação na saúde promovida pela farmacêutica Takeda e pela Spark Agency. A esta segunda edição candidataram-se 120 universitários e recém-diplomados, distribuídos por 41 equipas que propuseram dispositivos médicos inovadores, aplicações móveis para a saúde e soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial.