Para completar um projeto de fotografia, Sara Lopes, 25 anos, decidiu retratar todos os habitantes idosos da freguesia de São João de Rei, na Póvoa de Lanhoso, e captou o interesse internacional da Embaixada do Brasil em Londres, onde viu a obra exposta no mês de dezembro.​

Licenciada em fotografia pelo Instituto do Porto e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, a ideia de Sara passa por demonstrar a realidade do envelhecimento em Portugal, sobretudo das aldeias rurais.

Para isso, retratou 57 idosos, em suas casas, no quarto onde dormem, de forma a criar “uma história, uma vida”, no ambiente envolvente.

Sara conta que o projeto “+65” (assim chamado por todos os que aparecem terem mais de 65 anos), começou em casa da avó. “Enquanto ela esperava que eu preparasse a câmara, fomos conversando sobre o facto de haver poucas crianças na vila [Póvoa de Lanhoso] atualmente”, revela a autora em nota autobiográfica, a que O MINHO teve acesso.

São João de Rei tem 401 habitantes, segundo os censos de 2011, e, na mesma data, estavam registadas 54 crianças naquela localidade e 76 pessoas com mais de 65 anos.

A grande percentagem de idosos tem vindo a aumentar e a natalidade a diminuir, sobretudo nestas aldeias mais isoladas (fica a oito quilómetros da sede de concelho), e Sara dá conta disso mesmo.

“Cresci na freguesia e fui notando que, com o tempo, ia havendo menos crianças na aldeia. Ora, por oposição, notei também que havia cada vez mais idosos”, escreve.

“Esta forte ligação entre as minhas memórias e o espaço físico de São João de Rei, assim como com alguma da população idosa, levou-me à concretização deste projeto”, revela, acrescentando que “além disso, a série também permite ver traços da cultura portuguesa, como a importância da religião e da família”.

Exposição em Londres

Concluído o mestrado em Braga, Sara rumou a Londres, onde completou um novo mestrado, desta vez em Fotojornalismo e Fotografia Documental. Seguiu-se uma nomeação para o VIA Arts Prize, um prémio promovido pela Embaixada do Brasil em Londres, que se dedica a divulgar a cultura das artes, não só do Brasil, mas de todas as culturas latino-americanas.

A série “65+” de Sara Lopes esteve em exposição na Sala Brasil da Embaixada do Brasil em Londres, de 13 de novembro a 11 de dezembro de 2019.

Notícia: O Minho​