​Doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho, Luísa Fernandes foi recentemente galardoada com o “Prémio António Dornelas 2019”, como reflexo da qualidade da sua investigação doutoral produzida no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).

Luísa Fernandes desenvolveu a sua tese de doutoramento “Acção organizacional e qualidade de vida. Um estudo comparado na euro-região Norte de Portugal e Galiza no campo da Deficiência Mental”, sob a orientação do professor Carlos Veiga.

O Prémio António Dornelas 2019 destina-se a trabalhos científicos ou técnicos elaborados por estudantes, investigadores e docentes universitários, nas áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, segurança social e solidariedade, bem como da inclusão de pessoas com deficiência.​​