​As Monumentais Festas do Enterro da Gata realizam-se de 10 a 17 de maio de 2019, com concertos noturnos (pela primeira vez) no Altice Forum Braga, incluindo um palco no exterior e outro no interior. 

Primeiro dia do programa com o cortejo noturno do Velório da Gata, da estação ferroviária até ao Largo do Paço, realizando-se aí as Monumentais Serenatas. Imposição de insígnias e missa de finalistas no sábado, dia 11, e cortejo académico na quarta-feira, dia 15, pelas ruas da cidade.

Estão confirmadas as atuações de Richie Campbell, Karetus, Plutónio, Afonsina (dia 11), Quim das Remisturas, Augustuna, Azeituna, Literatuna, Opum Dei, TMUM, TUM, Tun’ao Minho e Tun’Obebes (dia 12), Diabo na Cruz, Rusted Sun, Moni RochenRolla (dia 13), Wet Bed Gang, CAUM, Nélson Cunha, Meninos do Rio (dia 14), Quim Barreiros, Kalhambeque, P*ta da Loucura (dia 15), Dillaz, GFUM, GMP, Dandy Lisbon (dia 16), Silva, Blaya, We Are The 90’s Kids, Homem em Catarse e iPUM (dia 17).

Esta iniciativa é organizada pela Associação Académica da UMinho (AAUM), que assinala em 2019 os 30 anos do Enterro da Gata, do traje académico da UMinho, da Rádio Universitária do Minho e, em paralelo, do Coro Académico da UMinho.
 
+Info: www.enterrodagata.pt, fb.com/enterrodagata, fb.com/aauminho